[rev_slider alias='slider-padrao']

Saiba como a Inteligência Artificial pode atrair clientes para as agências de turismo

A IA está conquistando cada vez mais espaço no mercado e com diversas ferramentas para alavancar as vendas.

 

A Inteligência Artificial (IA) normalmente nos remete à tecnologias extremamente avançadas como robôs, ficção científica ou teletransporte. Mas a verdade é que a IA traz facilidades para diversos mercados de trabalho, tanto para a praticidade, quanto para o aumento das vendas.

 

Os aplicativos de celular são a maior prova de que a maioria das pessoas já está inteirada com a tecnologia IA, tornando todos mais próximos. Mas o que é exatamente a Inteligência Artificial? Como o próprio nome sugere, é a capacidade de um computador pensar, aprender e tomar decisões como um humano. Hoje, a maioria dos computadores possui um sistema binário, ou seja, eles são capazes de tomar decisões, mas precisam ser alimentados com dados e a partir deles, os computadores farão uma escolha única.

 

Os sistemas de IA funcionam de um modo um pouco diferente, pois eles utilizam essa base de dados para aprender com a informação disponível, não apenas tomando decisões, mas também expondo probabilidades e gerando novos conhecimentos.

 

Assim, o que se busca com a IA, é criar máquinas com estrutura de “pensamento” cada vez mais complexa, capazes de raciocinar, tomar decisões, resolver problemas, ter percepção, etc.

 

Em 2006, a IBM foi uma das primeiras empresas a lançar um computador com Inteligência Artificial, criada pela Watson. Este computador é capaz de entender as informações disponíveis, gerar testes de hipóteses, raciocinar a partir das informações, aprender, fazer correlações e interagir, respondendo perguntas e buscando soluções.

 

Desde então, diversos sistemas de IA são usados no setor de turismo. Confira alguns:

 

Empresas aéreas
A praticidade atrai e fideliza o cliente. Na correria do dia-a-dia, quanto mais prático, maior a preferência do cliente em se manter com determinada prestadora de serviços.

As empresas aéreas já trabalham com check-in online, reconhecimento facial, biometria e mudanças de itinerário de forma rápida através de sistemas. Além disso, hoje em dia, a tecnologia é capaz de captar e cruzar dados sobre os turistas, fornecendo as melhores recomendações para cada usuário.

 

Compreensão do cliente
Falando em preferências de clientes, a IA tem sido usada principalmente para compreender, analisar e entender o comportamento dos turistas, dessa forma pode oferecer soluções mais assertivas de acordo com o perfil de cada viajante.

Por exemplo, em um hotel, computadores podem analisar se o hóspede passará a sua estadia sozinho ou com a família, e cruzar esses dados para que o cliente fique próximo aos hóspedes de mesmo perfil, oferecendo opções de alimentos, bebidas e serviços diferenciados e exclusivos para cada público.

 

Como as agências de turismo podem se beneficiar da IA?

As ferramentas de Inteligência Artificial podem contribuir para que os agentes de viagens conheçam melhor os seus consumidores, podendo assim ofertar serviços e promoções cada vez mais personalizadas.

Através da rede de dados é possível entender melhor os hábitos de consumo das pessoas que compram na sua agência, então você pode separar as preferências de cada público e oferecer roteiros, hospedagens e outros diferenciais exclusivos para cada um. Além disso, para quem trabalha com vendas online, é possível usar um “robô atendente” para coletar os dados iniciais e as principais dúvidas e, caso seja necessário, o comprador é então transferido a um atendente “humano”, que finaliza a compra.

Existem aplicativos que permitem acompanhar o turista durante a viagem, com uma espécie de “agente online”, assim qualquer dúvida que exista sobre opções de passeio, câmbio, gastronomia ou outras informações, podem ser consultadas facilmente na palma das mãos.

A automação também permite uma alta movimentação na captação de clientes para as agências de viagens, permitindo que as agências enviem conteúdos exclusivos e segmentados para a sua base de e-mail, aumentando as taxas de conversão e fidelização.

Dessa forma, as agências de viagens também podem surpreender seus clientes entregando a eles uma experiência totalmente única e inesperada.

 

Fonte: https://bestbuyhotel.com.br/inteligencia-artificial-para-agencias-de-turismo-entenda-mais-sobre-essa-tendencia/


Você também pode gostar: