As redes sociais podem ser o diferencial agência de viagens

O mercado muda o tempo todo. Há sempre uma novidade aqui, um melhoramento de algo que já existia ali, criação de novos conceitos, novas formas de abordagem, dentre diversas variações. E o lucro em uma agência de viagens é influenciado diretamente pela forma como essa agência adere às mudanças.

E falando em inovação, as redes sociais cada vez mais têm tido uma grande participação na aproximação e conquista de novos clientes. A revista Exame publicou uma matéria em dezembro do ano passado, destacando como as mídias sociais têm se tornado prioridade quando se fala em marketing digital.

 

Redes sociais como ferramenta de atração

Quando o assunto é turismo e viagem, o cliente costuma comprar primeiro com o olho, mas, posteriormente, deseja saber tudo sobre o destino que escolheu. O desafio é criar publicações que fisgam o olhar, mas que, ao mesmo tempo, tragam informações úteis, levando o usuário para o site da empresa.

E é aí que entram as mídias sociais. Hoje, dentre as funções mais utilizadas e que proporcionam um bom retorno, podemos citar algumas como o Facebook, Pinterest, Instagram, YouTube, WhatsApp Business, Twitter e Tumblr.

O ponto X da questão é saber usar. De nada adianta ter em mãos a ferramenta e utilizá-la de qualquer maneira.

 

O que publicar e quando publicar?

Suponhamos que sua agência de viagem decidiu entrar no barco e partir rumo ao sucesso, criando o seu perfil em algumas redes sociais. E agora? O que publicar e quando publicar?

Aposte suas fichas no marketing de conteúdo, que visa a criação de publicações pontuais. Ele está ligado a ser útil e agradável simultaneamente. Útil porque agrega algum valor, mostra algo novo e relevante. E agradável porque não é impositivo, muito pelo contrário; é atrativo, descontraído e leve.

Ou seja, um usuário que segue o perfil de uma agência de viagens no instagram, por exemplo, ao se deparar com uma publicação, tem mais chance de se interessar por ela e de acessar um link deixado estrategicamente quando a publicação é capaz de, em poucos segundos, prendê-lo.

 

Use e abuse dos recursos que as próprias redes sociais oferecem

redes sociais para agencia turismo

Abuse das redes sociais para aumentar o potencial da sua agência de turismo

Além das estratégias de marketing, vale se atentar para os recursos das próprias redes sociais. No perfil comercial do Facebook, por exemplo, é possível:

Criar anúncios com objetivos pré-definidos de:

  • Reconhecimento da marca: Aumento do reconhecimento da marca, direcionando um anúncio para pessoas que teriam maior probabilidade de interesse no assunto.

 

  • Maior alcance: Aumento do número de pessoas que visualizam um anúncio e controle da frequência de visibilidade.

 

  • Tráfego e envolvimento: Direcionamento de um maior número de usuários para páginas externas, como sites da marca ou aplicativos.

 

  • Visualização de vídeos: Otimização da visualização dos vídeos que sua marca publica.

 

  • Geração de cadastro: Aumento do número de leads ao incentivar os visitantes a fornecerem dados de contato, como e-mail, por exemplo.

 

  • Atuação nas conversões: Criação de anúncios direcionados a leads convertidos, como catálogo de produtos e incentivo a visita dos pontos comerciais físicos do estabelecimento.

 

  • Impulsionar publicações: Ferramenta paga, vinculada ao Instagram, e que visa à promoção de um anúncio. O valor mínimo cobrado neste recurso é de R$ 1,00.

No Instagram, é possível a publicação de vídeos, fotos e status com promoções relâmpago, ou algum anúncio específico com tempo limitado. O YouTube é muito eficaz quando clientes já familiarizados com a marca se interessam por vídeos um pouco mais prolongados, por exemplo.

O WhatsApp Business traz recursos como: informação detalhada da marca, endereços, site, mensagens automáticas, mensuração de alcance, etiquetas para separar cada nível de uma negociação em andamento, destaque de mensagens e fixação de conversas. Tudo para facilitar e otimizar a comunicação direta com o cliente.

 

A carta na manga é contar com um especialista

Qual a especialidade das agências de turismo? Turismo, é claro! O negócio delas é promover as viagens dos sonhos, proporcionar novas experiências, levar pessoas a lugares inusitados, diferentes e encantadores, que rendem boas histórias e boas lembranças.

Dito isto, é de suma importância que o marketing digital, as campanhas, a divulgação e atração do cliente, no que se refere a imagem da marca no mercado, estejam nas mãos de especialistas no assunto.

Com as mudanças e inovações das formas de fazer marketing, novas profissões vêm surgindo. Dentre elas, uma que merece destaque é o chamado social media, profissional responsável por otimizar e gerir a comunicação de uma empresa com seus clientes.

É inútil ter um martelo na mão se não sabe o que vai pregar

rede social resultado

Como já foi dito aqui, ter ferramentas e não saber utilizá-las é perda de tempo e dinheiro. Por mais que algumas redes sociais ofereçam diversos recursos que são muito eficazes para fazer marketing, isso se torna ineficiente se o conteúdo inserido não for adequado.

Um social media é um analista que cria a identidade da marca e utiliza de técnicas específicas de abordagem, por meio do estudo de hábitos e comportamentos dos consumidores nas redes sociais para agir direto nas necessidades e desejos dos clientes.  

Além de atuar na influência da marca junto aos clientes, o especialista atua na gestão do negócio como um todo, observando comportamento e estratégias de concorrentes com o intuito de promover ações de melhoria e acompanhamento de mercado.

 

Com as estratégias certas, o lucro em sua agência de viagens é consequência

Lucro tem a ver com aumento de vendas. Aumento de vendas tem a ver com o aumento do número de clientes que, ao serem atraídos por um anúncio interessante e relevante, encontra um atendimento eficiente e um serviço ou produto de qualidade.

Sendo assim, investir em marketing digital traz resultados. Investir em pessoas que formam uma equipe diferenciada traz resultados. O nome de uma marca não é definido no momento inicial da escolha literal do nome e do slogan.

O nome de uma marca é construído ao longo do tempo, por meio de ações calculadas e assertivas.

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