O cliente 3.0

Comprar pela internet não é mais um bicho de sete cabeças. No entanto, o consumidor está exigente e não se contenta só com cliques e caminhos para chegar ao produto. Confira!

 

A humanidade evoluiu e o marketing tem de acompanhá-la. Até pouco tempo, as empresas executavam vendas 1.0, ou seja, focadas no produto. Mais tarde, passaram a ser 2.0, com atenção direcionada ao cliente. Chegamos às vendas 3.0 que, além de unirem os dois pontos anteriores, têm de agregar valor ao produto e fazê-lo chegar ao cliente de maneira efetiva. Mas essa etapa não para por aí: é preciso criar um relacionamento com esse consumidor e mantê-lo atento às novidades.

 

O cliente 3.0 está sintonizado com o que acontece no mundo e navega de um site a outro em minutos, portanto, o vendedor tem de conhecer absolutamente tudo sobre o produto. Também deve atuar como um mediador da compra. Isso significa não tirar o protagonismo do cliente – que gosta de escolher, decidir e comprar -, mas ajudá-lo a pensar, mantendo o profissionalismo e os limites dessa participação. O cliente precisa entender os valores agregados e que benefícios o produto trará para sua vida.

 

Usar feedbacks de quem já comprou, seja no momento da venda, seja na divulgação nos meios digitais, é outra estratégia importante que interessa ao cliente 3.0. Sim, porque ele é o tipo de consumidor que vai pesquisar as referências do produto em sites de avaliação. Também, provavelmente, irá deixar a sua impressão a respeito, portanto, é essencial que suas expectativas sejam atendidas.

 

Mas como se destacar no meio de tantas agências com o mesmo foco de atuação? Além de preparar uma equipe bem afinada, para atender clientes na sede física da agência e nos meios digitais, é preciso se ater a alguns aspectos da comunicação: linguagem, conteúdos e visual, de maneira que o cliente perceba que pode confiar na seriedade de sua agência e que terá nela uma parceira para tomar as suas decisões.

 

Outro aspecto essencial é acompanhar a concorrência. Estar atento ao que ela oferece e encontrar maneiras de disponibilizar produtos que vendam um algo mais. Criar as próprias promoções, especialmente nas fases do ano em que as pessoas buscam por passagens mais em conta. Sim, porque o cliente 3.0 adora viajar. E essa é a hora de você conquistá-lo para sempre!


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