Dicas para o viajante que quer cuidar do meio ambiente
Ajude seu cliente a viajar muito e aproveitar para também fazer a sua parte pelo Planeta. Estas dicas vão ajudá-lo.
Para quem ama a Natureza, a cultura, o lazer e sabe de seu valor ao bem-estar de todos e à nossa sobrevivência, seguem algumas dicas para incluir no guia de viagens:
- Quanto menos papel, melhor
Seu cliente vai comprar as passagens para a viagem? Vai pagar com o cartão de crédito para gerar milhas? Maravilha! Mas sugira que ele faça tudo on-line, dispensando protocolos e tíquetes impressos. Pelo celular ou tablet ele acessa as informações e não precisa carregar papéis o tempo todo. - Caminhar é preciso
Hora de reservar o hotel. Então, que tal sugerir que seu cliente escolha um perto dos lugares que pretende visitar? Assim ele deixa carros e ônibus de lado e usa seus pés para explorar a região, sem contribuir ao aumento do trânsito e poluição local. Fazer o percurso de bicicleta é uma ótima ideia também. Com certeza, ele terá contato com lugares e pessoas que, de outra forma, seria impossível conhecer. - Hotel bacana é hotel sustentável
Certifique-se de que a pousada ou hotel que seu cliente escolheu também tem a mesma preocupação de não afetar o meio ambiente. Certificados de qualidade mostram se é ou não adepto à sustentabilidade. Vale checar na hora da reserva. - Lixo é no lixo
Caminhar pela praia ou na trilha e dar de cara com latinhas, sacolas de plástico, bitucas de cigarro… Quem valoriza a Natureza não tolera esse tipo de coisa. Mas, no lugar de só se indignar, vamos arregaçar as mangas e fazer a nossa parte, especialmente quando conhecemos lugares tão incríveis deste mundo cheio de grandes belezas. Sugira ao seu cliente que leve uma sacola de papel firme e cate o que achar pelo caminho para depois descartar no lugar certo. Parece pouco, mas não é. Essa atitude tende a influenciar outras pessoas e é nessa onda que o mundo precisa seguir. - Energia pra gastar, só a do corpo
Antes de sair do hotel ou pousada, é importante conferir se as luzes estão apagadas e o ar-condicionado desligado. Outra questão é a economia de água. Tomar banhos curtos, escovar os dentes, fechar a torneira e reutilizar as toalhas por mais dias. Em casa a troca de toalhas não é diária, certo? Então, no hotel, também não precisa ser. - Souvenirs pra família
Que tal sugerir ao cliente prestigiar a cultura e economia local? Na hora de escolher as lembrancinhas para amigos e familiares, dar preferência ao artesanato feito pelos moradores da cidade. E também para objetos que sejam sustentáveis. Menos plástico e vidro sempre é melhor.
Fica aqui a nossa sugestão para a sua agência: criar um guia como este, on-line, para compartilhar com seus clientes sempre que fecham um pacote. Esta pode ser a contribuição da sua empresa para um planeta melhor!