Como gerar oportunidades da Indústria 4.0

A Revolução Industrial, que ocorreu entre os séculos XVIII e XIX, promoveu uma grande transformação na vida das pessoas, desencadeando diversas mudanças e novas visões de futuro que culminaram na Indústria 4.0.

Desde então, qualquer pessoa pode ter acesso a uma grande diversidade de produtos e serviços. Os transportes se tornaram mais modernos e eficientes, as formas de geração e distribuição de energia mais inteligentes e houve uma intensa migração dos campos para as cidades.

No século 20 essa transformação se tornou ainda mais evidente, com a chegada da internet e com tudo que ela pode nos proporcionar. A internet revolucionou o acesso à informação e a forma das pessoas se relacionarem.

 

A revolução tecnológica da internet

industria 4.0

Diferenciais da indústria 4.0

Estamos vivendo uma nova revolução que tem transformado mais uma vez a maneira como o mundo funciona. A a Internet Industrial têm substituído o trabalho humano, através de máquinas e sistemas avançados e inteligentes.

Essa revolução gera eficiência operacional para os diversos setores industriais como a saúde, manufatura, energia e transporte. As grandes multinacionais de tecnologia investem e trabalham para vencer desafios técnicos e alcançar altos padrões de qualidade.

Podemos perceber que a internet está presente em todas as horas do nosso dia. Desde uma simples mensagem que trocamos com alguém, até no momento de medir a qualidade do nosso sono, por exemplo.

O mundo virtual é capaz de alterar até mesmo o comportamento do consumidor. Através de estratégias de marketing digital, o cliente se torna cada vez mais ativo, indo em busca de informações sobre determinado produto ou serviço que esteja interessado. Isso faz com que o fluxo de compra seja natural.

Tudo isso faz parte da Indústria 4.0 que desde 2011 começou a ser fortemente difundida no mundo.

Indústria 4.0 no Brasil

Indústria 4.0 no Brasil

Afinal, o que é a Indústria 4.0?

Essa revolução começou a ser incentivada na Alemanha, como uma estratégia do governo para informatização das fábricas, juntamente com empresas de tecnologia e centros de pesquisas do país. A estratégia propôs grandes mudanças de paradigma com relação à forma como as fábricas operam.

Esse novo modelo de operação e gestão trouxe uma visão diferenciada de futuro, onde houve uma total descentralização do controle dos processos produtivos e uma rápida expansão de dispositivos inteligentes sendo utilizados em larga escala na produção e na logística.

A revolução esperada na produção da manufatura foi semelhante ao que aconteceu com a internet em várias outras áreas, como no comércio eletrônico, nas transações bancárias e nas maneiras das pessoas se comunicarem.

As oportunidades geradas a partir da Indústria 4.0

Com a chegada dessa nova realidade industrial, novas oportunidades também foram criadas, tanto no campo de geração de emprego quanto na fábrica de novas ideias.

Afinal, para tornar esse novo modelo uma realidade, foram necessárias mãos de obra especializadas em TI e automação industrial, além de uma comunicação direta entre profissionais, máquinas, sistemas e produtos.

Isso tudo resulta no que chamamos de “Internet das Coisas”. Uma tendência que já vem se tornando realidade em muitos segmentos e está cada vez mais presente em nosso dia a dia.

Esse método tende a gerar ambientes de manufatura altamente flexíveis e adaptáveis à demanda crescente por produtos cada vez mais customizados.

Além disso, essa nova revolução possibilitou também uma visível redução de custos para as indústrias, uma vez que os processos produtivos se tornaram mais eficientes e com menos desperdícios.

O diferencial da Indústria 4.0

O que diferencia o modelo 4.0 das demais revoluções da nossa história é a velocidade e a naturalidade com que ela ocorreu e continua ocorrendo. O fato de estar diretamente ligada à Internet das Coisas, como citado anteriormente, permite conectividade em tempo real em qualquer sistema produtivo.

industria 4.0

Diferenciais da indústria 4.0

As máquinas e os sistemas atuais são capazes de processar informações, prever e sentir mudanças no ambiente. Evitando desperdícios e prevenindo acidentes, através de sistemas ciber-físicos que trocam dados de um dispositivo para outro.

Essa tecnologia permite que as “coisas” trabalhem para resolver problemas de forma independente, com ou sem intervenção humana.

Além da Internet das Coisas, o termo ‘Indústria 4.0’ refere-se à robótica avançada, inteligência artificial, computação em nuvem, fabricação digital (3D), smartphones, veículos motorizados de última geração e vários outros dispositivos tecnológicos e inovadores.

A presença da Internet das Coisas (IoT) em nosso cotidiano

Os smartphones são exemplos reais de que a Internet das Coisas realmente funciona, uma vez que o termo permite que objetos e máquinas se comuniquem entre si e também com o ser humano, a fim de juntos encontrarem soluções inovadoras que facilitem nosso dia a dia.

Os aplicativos de celular são mais um exemplo de que a Internet das Coisas funciona e está cada vez mais presente em nossa vida.

Através de um simples aplicativo, é possível solicitar um carro ou até pedir um lanche rápido que será entregue em casa.

Sem falar da comodidade de programar toda a sua viagem de férias no conforto de casa, através da internet. Desde a compra das passagens aéreas, até a escolha do hotel com melhor preço e localização.

O que acaba sendo uma grande vantagem também para as agências de turismo que querem oferecer mais conforto e facilidade aos seus clientes.

O mundo está cada vez mais conectado e diversas empresas estão se tornando gigantes a partir de plataformas digitais, mostrando que a tecnologia é a principal aposta para os negócios que querem ter sucesso no futuro.

E como está o Brasil frente a tudo isso?

Segundo especialistas, a maioria das indústrias brasileiras ainda está em fase de transição do modelo 2.0, caracterizado pelas linhas de montagens e energia elétrica para o 3.0, caracterizado pela implantação da robótica, programação e automação eletrônica.

Se compararmos com países como a Alemanha, estamos anos luz atrás e, para chegarmos ao seu patamar, precisaríamos instalar em torno de 1500 robôs por ano nas indústrias brasileiras.

É claro que essa modernização não acontece da noite para o dia. É preciso que o país se prepare e se capacite para receber esse novo modelo tecnológico. Entretanto, já estamos caminhando fortemente para isso.

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