Como aplicar e divulgar o ecoturismo dentro da sua agência

O número de turistas aventureiros tem se tornado cada vez maior e com isso a procura pelo ecoturismo vem crescendo de forma significativa no Brasil e no mundo.

E é claro que as agências de viagens precisam estar atentas a essa tendência e oferecer a melhor experiência possível aos seus clientes que curtem um turismo de aventura.

Voos de asa-delta, voos de balão, mergulho com tubarões, trekking entre outros. Esses são alguns exemplos de atividades que fazem parte do ecoturismo e que são muito procuradas pelos aventureiros.

E ao contrário do que se via antigamente, o perfil do público interessado em aventuras não é mais em sua maioria jovem e masculino. O gosto pelo ecoturismo tem crescido cada vez mais também pelas pessoas de meia idade.

Por isso, é muito importante que sua agência de turismo esteja atenta a esse público e trabalhe junto ao time de marketing para criar estratégias voltadas para ele.

 

Como elaborar estratégias de marketing para o ecoturismo em minha agência?

Sabemos que o marketing digital está vivendo um momento de plena expansão nos mais diversos segmentos do mercado. E isso também inclui o turismo e o ecoturismo.

Para se destacar nesse novo segmento do turismo que vem crescendo a cada dia, é preciso alinhar as técnicas de marketing digital, com as belezas das paisagens naturais existentes no Brasil e no mundo.

O principal objetivo das estratégias de marketing para esse mercado é mostrar que os destinos brasileiros têm muito a serem explorados, pois a maioria das agências de viagens não sabe como valorizar isso e atrair um maior número de turistas para os destinos mais belos do país.

Por isso, confira algumas dicas sobre as principais estratégias que você deve adotar para melhorar os resultados da sua agência voltada à prática do turismo de aventura:

 

Conteúdo de qualidade e interativo

O primeiro passo é se preocupar com um conteúdo de qualidade para seu site ou blog e, para isso, será necessário investir em marketing de conteúdo.

Textos, imagens, vídeos e e-books são algumas sugestões que podem e devem ser usadas para manter seus veículos de comunicação online sempre atrativos.

Além disso, adicione ícones de compartilhamento dos seus conteúdos nas redes sociais. Por exemplo: sua agência divulgou um artigo em seu blog dando dicas sobre mochilão. Alguns dos seus seguidores leram esse artigo, gostaram e quiseram compartilhar em suas redes sociais.

Já imaginou o número de pessoas que essa publicação pode alcançar?

 

Tenha um site responsivo e seguro

A maioria das pessoas hoje em dia acessa a internet através de dispositivos móveis, como smartphones. Por isso, é fundamental que o site da sua agência de turismo seja totalmente responsivo e compatível para esse tipo de plataforma.

Também é imprescindível que, se seu site oferecer venda de pacotes de viagens online, ele possua sistema 100% seguro para transações financeiras e recebimento de dados pessoais.

 

E-mail marketing

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o e-mail marketing ainda é sim uma ferramenta muito usada no marketing digital e que pode trazer grandes resultados, desde que seja enviado corretamente.

Normalmente, quando um cliente ou potencial cliente cadastra seu e-mail no site de alguma empresa, ele tem consciência que pode receber mensagens dessa empresa a qualquer momento.

Porém, mesmo assim é preciso ter cuidado na hora de disparar e-mails para não afastar o cliente da sua agência ao invés de atraí-lo. Isso porque, o conteúdo deve ser direcionado de acordo com o perfil do público que irá receber o e-mail.

Afinal, se o receptor perceber que aquela mensagem não é útil para ele e que ele é só mais um em sua lista quilométrica de destinatários, seus e-mails serão diretamente enviados para a caixa de Spam. E ainda corre o risco daquele potencial cliente nunca querer contratar seus pacotes.

Uma boa dica para elaborar um e-mail marketing de sucesso é analisar suas redes sociais e identificar as publicações que tiveram mais interações. O conteúdo do e-mail marketing pode partir daí.

 

Identifique sua persona

A persona é um personagem semi-fictício que representa seu cliente ideal. Diferente do público-alvo, pois entre outras características, a persona é bem mais específica.

É fundamental entender quais são as necessidades, desejos e as dores da sua persona para oferecer a elas a melhor solução.

Afinal de contas, você não quer correr o risco de oferecer turismos de aventura para casais que só gostam de viajar para lugares românticos, não é?

 

Invista em retargeting e remarketing

Sabe quando entramos no Facebook e à direita da tela aparece alguns anúncios sobre algum produto ou serviço que havíamos pesquisado na internet anteriormente?

Pois é, isso é o retargeting ou remarketing, que possibilita “marcar” os usuários que fizeram pesquisas recentes ou entraram em algum site para, depois, mostrar anúncios relacionados para eles.

Essa é uma ferramenta muito valiosa para sua agência de viagens. Principalmente para o ecoturismo, pois possibilita que pessoas já interessadas no tema vejam seu anúncio em meio a outras informações, ficando com aquilo na cabeça.

Pense em fazer anúncios estratégicos, com valores especiais e ofertas irrecusáveis.

 

Gerar e nutrir leads

Ao oferecer conteúdos interessantes, sua agência irá gerar mais visitantes para sua página que se transformarão em leads.

É muito importante investir em relacionamento a fim de fazer com que esses leads fiquem cada vez mais envolvidos com seu site e sua agência, optando por fechar pacotes de viagens com ela.

Vale investir em um conteúdo especial para estreitar ainda mais o relacionamento com o seu público.

Outra forma de estreitar os laços com seus clientes e fidelizá-los é oferecer ofertas exclusivas, como, por exemplo, descontos em passagens aéreas e hospedagens com preços promocionais.

 

Mensurar os resultados é fundamental!

Após implantar todas essas estratégias, é preciso acompanhar se elas estão trazendo os resultados esperados para a sua agência.

É imprescindível acompanhar todo o processo e mensurar o sucesso de cada etapa, identificando qual foi o ROI (retorno sobre investimento) obtido.

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