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O poder do hábito aplicado em agências de turismo

Tocar uma agência de turismo não é tarefa simples, e o mercado não perdoa empresas que se portam como só mais uma no meio da concorrência. Em um estudo realizado pelo SEBRAE, publicado em abril de 2017, foi destacado que havia aproximadamente 36 mil empresas do ramo turístico no Brasil.

Ou seja, o que não falta é opção, quando uma pessoa resolve procurar pelo serviço. Mas quem busca por uma agência de turismo quer, além de comprar passagens ou comprar um pacote, ser bem atendido, ter suporte pós-compra, ficar satisfeito com o que comprou e pelo preço que pagou.

Sendo assim é válido destacar que para aumentar vendas e com isso obter lucros são necessárias algumas ações intencionais de mudança. Dito isto, te perguntamos: O que sua agência de turismo tem de diferencial que a deixa em vantagem se comparada a tantas que têm por ai?

Como sua agência de turismo pode ser diferente?

Um renomado jornalista do New York Times chamado Charles Duhigg diz, em seu livro intitulado “O Poder do Hábito”, que é possível por meio de hábitos cultivados intencionalmente mudar toda uma rotina e maneira de agir de uma pessoa ou empresa.

Como funciona na prática?

No livro, o autor diz que um hábito se forma a partir de uma repetição contínua de ações ou comportamentos, fazendo com que a mudança seja internalizada, até que se torne automática. Para tanto é necessário que haja um estimulo inicial chamado de gatilho.

O gatilho é o empurrão inicial provocado pela percepção de uma pessoa ou instituição de que precisa mudar alguma coisa para alcançar determinado resultado. Acionado o gatilho, o próximo passo é chamado de rotina, que é a maneira que será realizada as ações para mudança.

Realizadas as ações de mudança vem a recompensa, que é a assimilação dos benefícios que o novo hábito proporcionou.

Quais hábitos sua agência de turismo precisa mudar?

Para uma agência de turismo ir além do comum, é essencial fazer bom uso das diversas estratégias de divulgação dos seus serviços ou produtos, captação e atendimento ao cliente, além de oferecer preços atrativos sem perder na qualidade.

Como seus serviços são divulgados?

Hoje com o crescimento do marketing digital, fica quase que impossível realizar um serviço de divulgação amador e esperar que o resultado seja eficaz. Existem diversas ferramentas que sua agência pode utilizar no intuito de se destacar no mercado.

O gatilho neste caso é a conhecimento de que se não dançar conforme o baile, aumentar vendas não será uma constante na sua agência de turismo. A rotina é iniciar um tipo de divulgação que pode mudar todo o rumo dos negócios.

E a recompensa é o quanto sua agência pode lucrar com isto. Se o número de visitantes no site da sua agência aumenta, por consequência de uma divulgação eficiente, as chances de mais visitantes da sua página se tornarem clientes crescem consideravelmente.

Faça uma pesquisa e descubra como essa mudança pode ser introduzida em sua agência de turismo. Experimente e observe os resultados.

Para aumentar vendas, melhore a captação de clientes

Feita uma boa divulgação, é hora de mostrar o que um cliente ganha negociando com sua agência de turismo. Aqui é importante definir bem os gatilhos, as rotinas e as recompensas.

Para captar um cliente é importante conhecer bem a necessidade dele. Não adianta oferecer uma viagem dos sonhos para o Caribe para um cliente que não gosta de praia. Então ao invés de jogar um monte de opções para seu cliente, que tal bater um papo menos superficial, mantendo o profissionalismo?

Dessa forma, o cliente se sente valorizado e é gerado uma afeição, já que sua agência está interessada em mais que vender, há um interesse em satisfação. Clientes sentem quando estão sendo bem tratados para valer.

Ao mudar a forma de atendimento, sua agência de turismo se torna atraente e confiável

Mudar Atendimento Agência de Turismo

O gatilho aqui para sua empresa é saber que seu cliente procura por mais que o produto ou serviço em si, ele quer levar no pacote o bom atendimento e o relacionamento, que só são capazes de acontecer caso haja um esforço intencional.

A rotina é realizar um atendimento com foco em cada cliente individualmente e não de forma genérica. O cliente precisa se sentir especial. A recompensa é ser uma agência que é referência no mercado em bom atendimento.

Quando um cliente percebe que sua empresa preza por um atendimento diferenciado é ativado nele a sensação de segurança e afeição. E as pessoas tendem a fazer negócios com empresas nas quais se sentem seguras e afeiçoadas.

Se um cliente gostar da sua agência de turismo tenha certeza que seu negócio terá mais uma forma de divulgação: o boca a boca.

Como essa mudança é possível na prática?

No livro “O poder do Hábito” o autor ressalta que é interessante testar rotinas diferentes para um mesmo gatilho. Por exemplo: Se foi percebido que um atendimento diferenciado faz sua agência de turismo aumentar vendas, experimente torna-lo padrão.

E por padrão não entenda como uma forma robotizada, e sim como consciente e treinada. Seus colaboradores vestem a camisa da empresa? Se sim, serão excelente naquilo que for proposto. Garanta que cada profissional que sua empresa contrata transmita a mensagem que sua agência quer passar quando receber um cliente.

Se cada colaborador ativar seus gatilhos e cultivar uma rotina de excelência, fica impossível não ser recompensado com um retorno positivo do cliente. Faça uma experiência, observe comportamentos, ações e reações. Não deixe que a porta de entrada para seu negócio seja tocada de qualquer maneira. Invista em treinamentos para gerar bons atendimentos.

E para quem é o dono do negócio, o que mudar?

“O olho do dono é que engorda o gado!”. Antiga e famosa, a frase citada tem muito a nos dizer. Ser dono vai além de administrar o negócio focado nos números, nos custos, nos lucros, nas despesas, nos contratos ou diversas outras responsabilidades. Para “engordar o gado”, vá além do básico.

Ser dono é também saber se relacionar com quem trabalha com você. O dono de uma agência de turismo precisa disponibilizar muito de sua atenção e dedicação no trato do seu pessoal. O modelo de chefe que fala grosso e quer resultados a qualquer custo está muito ultrapassado, esse hábito precisa ser mudado.

O gatilho para essa mudança é saber que um funcionário insatisfeito, que está ali só porque no final do mês receberá uma quantia em dinheiro pelo que fez, é um fator que contribui muito para a queda de vendas na sua agência de turismo.

Seja um líder de excelência e cative sua equipe

Líder Agência de Turismo

Vale a pena repetir que liderar não é só se atentar para as obrigações administrativas. Ser um líder de excelência requer muita habilidade para lidar com gente. Conheça bem sua equipe. Cada um é bom em uma coisa diferente. Trate isto como um ponto positivo.

A rotina neste caso é traçar um plano de relacionamento para conhecer a fundo um por um dos que trabalham para você. Se isso não for possível pelo fato de sua agência ser grande, treine seus supervisores, delegue funções, mas faça acontecer.

O que pode ser feito

Faça questão que seus funcionários saibam que são valorizados e que são essenciais para que a empresa vá para frente. Faça com que eles realmente se sintam parte do negócio. Ninguém veste a camisa do que não se sente parte.

Experimente pedir opiniões, ou perguntar se eles têm ideias de melhoria, ou diante de um problema, esteja aberto ouvir propostas de soluções. Quando um colaborador sabe que tem valor, ele não estará ali só pelo dinheiro.

Conheça bem e de forma singular cada funcionário e explore o melhor de cada um. Direcione cada habilidade para o setor certo da sua agência de turismo. Invista em treinamentos de liderança para você, aprofunde-se em ser excelente. Cultive esse hábito.

A recompensa aqui é o efeito dominó. Um funcionário satisfeito gera clientes satisfeitos e sua agência se torna referência. O lucro desse efeito retorna para você.

Quando um colaborador está satisfeito, aumentar vendas é consequência.

Uma agência de turismo que tem uma equipe alinhada, excelente e satisfeita gera atendimentos excelentes que se tornam negócios lucrativos. Para que sua empresa seja referência em bom atendimento, como foi citado anteriormente, Seja um líder referência em relacionamento interpessoal.

Sua equipe é a porta de entrada para sua empresa, ela é o seu cartão de visitas. Cuide bem dela. Faça com que o ambiente de trabalho seja amistoso, trace planos para promover a união e a colaboração mútua. Os resultados são certeiros.

Invista em treinamento para seus colaboradores

Em outro texto do nosso blog foi tratado sobre outros tipos de gatilhos que são disparados de forma automática nos clientes quando algumas atitudes intencionais são tomadas por quem está vendendo. Treine sua equipe para estar bem alinhada com esse tipo de estratégia. Faça a excelência virar rotina.

Quando um colaborador fala com propriedade de assunto com um cliente, ele passa segurança, cria afeição, estabelece vínculos e ainda utiliza de outros vários mecanismos que ativam um cliente para a compra, as vendas aumentam. Procure entender como funciona e comece a traçar planos para fazer isso acontecer.

Como sua agência de turismo trata as reclamações de clientes?

Tom Peters, especialista em gestão de negócios diz uma frase que cabe muito bem aqui: “Custa cinco vezes mais caro conseguir um novo cliente do que manter um que já se tem”. Se sua agência de turismo realmente quer crescer, ela precisa ser expert em resolver reclamações.

Vale muito a pena se dedicar a mudar o hábito de achar que o cliente que volta reclamando é só mais um chato que exige demais. Se um cliente apresentar uma reclamação esteja pronto para levar a sério.

Não dê respostas generalizadas, trate cada cliente de forma singular

Cada cliente tem um motivo de insatisfação diferente do outro, por isso não dê respostas genéricas. Identifique dentre seus colaboradores os que são mais hábeis para lidar com esses tipos de situações.

Sua agência de turismo precisa desenvolver o hábito de garantir que seu cliente teve sua reclamação solucionada e que ele continuará a fazer negócios com sua empresa.

Quando um cliente sai satisfeito de um estresse causado por algum desacerto na compra que ele realizou, além dele manter-se seu cliente e se afeiçoar mais à sua empresa, ele divulga seu negócio para parentes, amigos e conhecidos.

E aqui vai outra frase que faz todo sentido de Philip Kotler, considerado um dos pais do marketing: “A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos”. Experimente mudar, depois faça uma pesquisa de satisfação com seus clientes e observe os resultados.

Sua própria agencia não pode ser a causa de seus clientes irem embora. Seja eficaz em mantê-los fieis à sua empresa.

Ofereça preços diferenciados em sua agência de turismo

Preço agência de turismo

Clientes amam um bom atendimento, mas também prezam por preços acessíveis. E essa é uma junção que todo cliente sonha, ficar satisfeito como que adquiriu sem gastar além da conta. Se sua agência está habituada a vender passagens pelo modo tradicional, que é comprando direto da Cia aérea, é hora de rever e planejar uma mudança.

Você sabia que passagens aéreas emitidas com milhas podem sair até 80% mais baratas? Essa é uma boa opção para captar mais clientes com preços atraentes. Com isso sua agência de turismo pode aumentar vendas e gerar resultados, já que seu cliente fica muito satisfeito.

O que é preciso fazer?

Há diversas empresas que oferecem essa opção para sua agência de turismo. Trate de negociar com aquelas que levam seus clientes a sério e que valoriza as mudanças que eles querem implementar. A Total Milhas é especialista em oferecer soluções que ajudam sua empresa nesse sentido.

Entre em nosso site, já na primeira página você encontra um formulário de contato que disponibilizamos para você preencher e se cadastrar. É rápido, simples e fácil. Realizando seu cadastro nós disponibilizaremos um login e uma senha para você buscar pelos trechos de interesse para ver como funciona.

Nosso sistema já retorna com os preços das passagens emitidas com milhas e com os preços que seriam cobrados pela Cia aérea, tudo para facilitar e agilizar seus negócios. Faça uma comparação e comprove a diferença. Mude e inove sempre. Faça sua empesa progredir!


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